Animus – Anima

A psicologia analítica afirma que todos os seres humanos são seres andrógenos psicologicamente, ou seja, dentro da psique (consciência + inconsciente) de cada um existe um lado feminino e outro masculino. Essas polaridades manifestam-se de tal forma que, no homem, o seu lado masculino está mais voltado para a consciência, enquanto o seu lado feminino está mais conectado com seu inconsciente mais profundo, o inconsciente coletivo. Na mulher ocorre o contrário, enquanto seu lado feminino está mais voltado para a consciência, seu lado masculino está mais voltado para seu inconsciente.

“No que diz respeito ao caráter do complexo Anima/Animus é minha opinião comprovada pela experiência que rege o princípio de que em seu todo a Anima e o Animus comportam-se complementarmente em relação ao caráter externo (Persona), a experiência nos ensina que a alma costuma possuir todas as qualidades humanas que faltam na disposição consciente.” C. G. Jung

Os processos de desenvolvimento do homem e da mulher seguem caminhos diferentes, mas estão inter-relacionados. O homem e a mulher vivem uma unilateralização da consciência, que exige uma complementaridade do masculino com o feminino dentro de cada um. Para alcançarem esse equilíbrio dentro de si, as pessoas primeiro precisam projetar no outro a sua polaridade inconsciente para depois reconhecer como algo que existe dentro de si e não fora.

Agende um atendimento

A primeira consulta gratuita.
ConheSer-Te
2018-08-08T21:35:44+00:00

Natasha Cecchettini

Sobre a psicoterapia

Processo de auto conhecimento para alcançar o interior de si mesmo e assim ter uma nova forma de ver o mundo.

Minha formação

Psicologia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Brasil

Mestrado em Psicologia – Universidade Católica do Porto – Portugal

PNL Master – São Paulo Brasil